-
Fotografias:Roman Mensing
Descrição enviada pela equipe de projeto. O coletivo alemão de arquitetos Modulorbeat construiu o projeto temporário "One Man Sauna" para o festival de artes "DAS DETROIT - PROJEKT", em Bochum.
O projeto é o resultado de uma pesquisa intitulada Borderlands, que investigou os espaços limítrofes e de passagem da cidade de Bochum como partes do sistema urbano da área de Ruhr. Tendo como base o argumento de que a área limítrofe de Bochum é percebida como um espaço coerente, esta foi analisada fora do contexto habitual da interconexão entre periferia e centro. Como parte desse estudo, foram elaboradas colagens a partir de fotografias dessas áreas de Bochum; as imagens foram, então, sobrepostas a textos sobre a temática "ócio".
Para ilustrar as ideias levantadas pela pesquisa, os arquitetos construíram o projeto "One Man Sauna" no terreno de uma fábrica abandonada de Bochum: uma torre de 7,5 metros de altura feita de elementos de concreto pré-fabricado - que eram originalmente usados para construir dutos industriais - abriga uma sauna com capacidade para apenas uma pessoa. O projeto se divide em camadas funcionais sobrepostas: uma piscina na porção inferior, a sauna no nível intermediário, e um ambiente de relaxamento com vista para o céu na cobertura. Os três níveis são conectados por escadas.